Você já estudou hoje?


DESVENDANDO A EaD UM POUCO MAIS
A Educação a Distância por meios eletrônicos possui nomenclaturas e características muito peculiares, que nem todos conhecem.
O E-learning é uma modalidade de ensino a distância que possibilita a auto-aprendizagem com a mediação de recursos didáticos, apresentados em diferentes suportes tecnológicos de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculado por um meio de comunicação, mais usualmente a Internet.
Já o E-trainning é o desenvolvimento de uma aplicação capaz de transmitir a habilidade necessária para a realização de uma tarefa específica.
Ambos visam economizar recursos, tempo e melhorar a performance de processos e de pessoas.
Um modelo que tem perdido espaço com o desenvolvimento da Internet mas que já foi muito utilizado é o CBT (Computer Basic Training) – quando o treinamento era feito com cursos gravados em CDs ou DVDs.
Os LMS (Learning Management System) são os sistemas de gerenciamento de cursos eletrônicos, que também evoluíram bastante, e hoje em muito auxiliam tanto no desenvolvimento quanto na gestão da aprendizagem, com áreas de administração e gestão com capacidade para gerar relatórios individuais e consolidados de alunos, grupos, salas virtuais;  inclusive de grande quantidade de pessoas, o que é muito útil quando temos cada vez mais cursos massivos. Apesar de originalmente destinados a cursos a distância, os LMS vêm sendo cada vez mais utilizados também no apoio ao ensino presencial, por facilitarem a gestão do conhecimento. Muito provavelmente você vai ouvir falar deles como sendo o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) daquela escola, universidade ou empresa.
Um dos mais utilizados atualmente é o Moodle, cujas versões mais recentes permitem o planejamento do ensino e seu efetivo controle no tempo, na velocidade, no caminho a percorrer, na quantidade de informação a ser acessada e produzida, de forma a dar aos docentes virtuais uma grande capacidade de criação e, aos alunos, de interação.
Por ser livre e traduzido para várias línguas – inclusive a nossa – sua utilização é mais fácil para alunos e professores. Mas não se engane: como qualquer software, há que se entender de EaD, de tecnologia, de docência para tirar o verdadeiro proveito de sua utilização. Posso garantir, já que recentemente obtive a certificação de capacitação para criação de cursos para o Moodle, que existem centenas a milhares de configurações, tornado-o – para o administrador e para o criador e gestor de cursos, complexo em sua configuração.
Vejamos mais algumas características peculiares da EaD por meios eletrônicos:
Padronização:
  • visual dos treinamentos (identidade visual da escola ou empresa).
  • do conhecimento oferecido ao aluno ou colaborador.
Customização:
  • do conteúdo (exclusividade – fotos, filmes, animações, situações, pessoas).
  • do design instrucional.
E aqui, algumas vantagens competitivas aplicáveis ao mercado educacional corporativo, haja vista o grande negócio que a Educação hoje se tornou:
Para a Empresa:
  • Escalabilidade imediata do treinamento.
  • Oferta constante do treinamento aos seus colaboradores.
  • Diminuição do tempo de treinamento.
  • Garantia da qualidade do conteúdo.
  • Menor tempo de afastamento do colaborador da atividade produtiva.
  • Fortalecimento do Capital Intelectual da empresa e implantação da gestão do conhecimento interno.
Para o Colaborador:
  • Acessibilidade ao conhecimento.
  • Possibilidade de se programar para aprender.
  • Rapidez no aprendizado.
  • O aprendizado ocorre através de um meio rico de detalhes e informações.
  • Capacidade de conhecer a Empresa em profundidade (cultura, visão, missão, objetivos), de forma simples.
Bem me lembro, não com certeza absoluta se no ano de 1993 ou 1994, uma grande revista brasileira que trata de assuntos sobre empresas, administração e gestão, publicava uma matéria intitulada: “Enfim um escritório que cabe em uma pasta”- a qual tratava da mobilidade que se apresentava com a chegada mais efetiva no País dos notebooks e dos telefones celulares.
Podemos adaptar esta frase para o caso em questão e o momento atual:
“Enfim, você pode estudar a qualquer hora, em qualquer lugar, em múltiplas plataformas, sempre que puder e quiser”.
 
A propósito, você já estudou hoje?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>